ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA
A endoscopia digestiva alta é um exame endoscópico que permite a visualização direta do esófago, estômago e duodeno (a porção inicial do intestino delgado).
Nesta página pode descarregar um documento com informações sobre o exame e a sua preparação, com ou sem sedação (“anestesia”).
Para os exames com sedação deverá preencher o questionário pré-sedação.
BIOPSIAS ENDOSCÓPIA
A Biópsia é um procedimento médico, minimamente invasivo, que pode ser realizado no decorrer de um procedimento de uma endoscopia e/ou colonoscopia, que permite a colheita de pequenos fragmentos de tecido com uma pinça para proceder à sua análise histológica posterior. O procedimento é rápido e indolor.
Os exames endoscópicos permitem a recolha de pequenos fragmentos dos orgãos estudados que são enviados para análise – as biópsias endoscópicas. A análise dos fragmentos obtidos permite o diagnóstico definitivo de numerosos tipos de doenças.
POLIPECTOMIA
A Polipectomia é um procedimento médico, minimamente invasivo, que pode ser realizado no decorrer de um procedimento de uma endoscopia e/ou colonoscopia, que permite remover pólipos do cólon (intestino grosso) ou do estômago.
Os pólipos identificados podem ser cortados e coagulados através da passagem de corrente elétrica, com material apropriado e posteriormente removidos para análise na anatomia patológica. O procedimento é realizado sem que cause dor ou desconforto.